quinta-feira, 18 de agosto de 2011

PROJETO ESCOLAR: 7 DE SETEMBRO: A ESCOLA PROCLAMANDO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

 
PROJETO ESCOLAR: 
7 DE SETEMBRO: A ESCOLA PROCLAMANDO A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Supervisora: Débora Neves Lidório

PERÍODO: 29/08 à 07/09/2011
PÚBLICO ALVO: Ensino Fundamental I ( 1º ao 5º ano)
ESCOLAS:



1.    INTRODUÇÃO:

Uma das funções da escola é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso se dá quando ela ensina e pratica  em seu dia-a-dia valores, costumes, conhecimentos que levaram o aluno a adquirir condições para efetivar tal formação. Partindo desse pressuposto, desenvolvemos na escola e comunidade, projetos que visam alcançar esse e outros objetivos, também, ligados a formação humana e social do aluno, bem como, levar esses conhecimentos a comunidade, como forma de enriquecimento cultural e intelectual.
     Dessa forma, consiste a importância do referente projeto. Não só comemorar uma data cívica, ou cumprir com a proposta do calendário escolar municipal, mas antes, informar, formar, levar conhecimentos, atualizar informações, fazer com que o aluno e sua comunidade cresça em conhecimentos e valores.

2.    JUSTIFICATIVA:

O “Projeto Escolar: A Escola proclamando a Independência do Brasil”, tem por justificativa a necessidade de valorizar, junto aos alunos e comunidade o Brasil como um país diversificado desde sua formação humana, suas riquezas, suas belezas naturais, sua história de “Independência” sobre os olhares críticos e construtores de novos conhecimentos, além do que o livro didático pode oferecer, mas reconhecendo tal diversidade no próprio aluno, na sua família, sua comunidade, sua cidade, seu estado e, finalmente, seu país. O tema “ A Escola proclamando a Independência do Brasil”, pretende refletir sobre a independência a partir do lugar onde o aluno está, sua escola, seus valores, seus costumes, suas práticas sociais, e inclusive, o Brasil não só da independência, mas o Brasil dos dias atuais. Fato que não foge à história, nem ao objetivo principal dessa data cívica tão importante para os brasileiros, em sua participação como sujeitos desse país, seja no campo, nas cidades ou e outros lugares.

3.    OBJETIVO GERAL:

Comemorar a Independência do Brasil, assim como, refletir sobre as mudanças ocorridas nesse período aos dias atuais, que afetam ou não o aluno, a escola e sua comunidade.

3.1          OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Levar o aluno a conhecer a história do Brasil antes e depois do dia 7 de Setembro de 1822;
  2. Cantar o hino Nacional todos os dias da execução do projeto;
  3. Explicar aos alunos a importância do Hino Nacional e realizar um trabalho de interpretação e entendimento da mensagem do Hino;
  4. Cultivar no aluno o sentimento de patriotismo tanto através da história do país, como da sua própria;
  5. Envolver a comunidade na comemoração dessa data;
  6. Realizar a culminância do projeto no dia 7 de Setembro. (Desfile)

4.    DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento desse projeto consistirá na realização das atividades propostas. Atividades de registro sobre o tema, a execução dos objetivos específicos, a produção de textos, poesias, paródias e outros que deveram está expostos na sala de aula  para o dia da culminância. 

5.    AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados no decorrer do projeto através da participação, presença, realização das atividades e apresentação na culminância do projeto.

6.    SUGESTÕES:

Segue em anexo sugestões de atividades a serem trabalhadas pelos alunos, também, uma sugestão de teatro sobre o tema.


ATIVIDADES




                                                    Essa foi tirada do blog "ideia Criativa"


 










3 comentários:

  1. Adorei esse projeto, muito importante e significativo.

    ResponderExcluir
  2. achei muito interessante este blog,tem sugestões fáceis e de grande aproveito em sala parabéns eu quero ser a mais nova seguidora que Deus abençoe a todos muito obrigado.

    ResponderExcluir