segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SUGESTÕES PARA AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II

Olá Colegas...
Pesquisando sobre sugestões de aulas de "Educação Física" que um professor que havia me pedido à alguns dias, encontrei no site da "Revista Nova Escola", muita coisa bacana que pode ser trabalhada com os alunos do "Ensino Fundamental II".  Vou deixar aqui alguns planos de aula, mas não deixe de visitar o site...o link está logo acima.
                                                          Débora Lidório

Tema da aula 1: Como discutir o respeito à diversidade na prática esportiva com "Invictus"


P.S: Esta sugestão é especialmente para os professores da Escola Municipal Onofre de Oliveira Neto, que estão envolvidos com o PIL e tratando exatamente dessa temática. 


Introdução
Em 1995, depois de 46 anos de apartheid, Nelson Mandela acabara de ser eleito presidente da África do Sul, um país ainda dividido entre negros e brancos. O país organizaria naquele ano a Copa do Mundo de Rúgbi - esporte identificado com os brancos sul-africanos -, vista por Mandela como uma oportunidade para unir o povo. O episódio marcante é contado pelo diretor Clint Eastwood em Invictus, sugerido pelo professor Fábio Luiz D'Angelo, coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, em São Paulo. "O filme é um bom exemplo de como o esporte pode educar para o respeito à diversidade." 

Objetivo 
Discutir o respeito à diversidade nas práticas esportivas. 

Conteúdos 
Respeito à diversidade e tolerância no esporte. 

Trechos selecionados 
Último lance do jogo (1h57m a 2h01m50s). Cena em que Mandela convoca o capitão da seleção sul-africana e faz um discurso de incentivo ao time e de união entre negros e brancos pelo esporte. Esta cena se passa antes do jogo final da Copa do Mundo de Rúgbi (2h02m40s a 2h06m33s). 

Atividade 
Exiba o trecho indicado e, em seguida, debata com toda a classe a proposta do filme: mostrar o esporte como forma de união de um país dividido pelo preconceito. Faça um breve histórico sobre o apartheid na África do Sul para que eles compreendam o simbolismo daquela partida. Peça que os jovens compartilhem suas opiniões com os colegas e enriqueça a conversa com exemplos de tolerância ou intolerância ocorridos com seleções e jogadores. Episódios recentes de racismo (mesmo dentro do futebol nacional e sul-americano), como o caso do jogador Grafite, chamado de "macaco" por um jogador argentino na Copa Libertadores de 2005, podem ser citados. 

Avaliação 
Peça que os alunos debatam se os esportes que praticamos são voltados para o respeito à diversidade e, em seguida, questione o que é possível fazer para integrar e fomentar a diversidade. Analise se as respostas indicam a compreensão sobre o tema tratado no filme.

Tema da Aula 2: Como explorar a dança e suas variações rítmicas com "Vem Dançar"
Introdução
O protagonista desta história, vivido pelo ator espanhol Antonio Banderas, é um dançarino de salão profissional na cidade de Nova York que dá aulas de dança como voluntário numa escola pública. Lá ele enfrenta a resistência dos alunos, amantes do hip-hop. Desse embate, surgem novas formas de expressão. Para a professora Joice Mayumi Nozaki, da EMEF Professor Mario Marques de Oliveira, na capital paulista, além de trabalhar a questão técnica, o filme é interessante para quebrar o receio que a dança causa. “Os alunos podem ver que é possível se abrir para novos conhecimentos e para a criação nessa área.” Objetivo 
Compreender a dança como atividade física e ampliar as possibilidades de criação nessa área. Conteúdos 
Elementos básicos da dança e variações rítmicas. 
Trechos selecionados Quando o professor vê um aluno quebrando o carro da diretora, ele propõe fazer um trabalho com os alunos suspensos (25m59s a 31m30s). Trecho em que ele apresenta aos alunos a sua proposta, sugerindo que as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola podem ser superadas e eles “contraatacam” com seu hip-hop (32m12s a 31m30s). 
Atividade Exiba as cenas e peça que reflitam se é possível identificar no filme elementos relacionados à expressão corporal já trabalhados nas aulas. Pergunte também se os jovens mostrados no filme têm dificuldade com a dança e se as atitudes dos alunos do filme são parecidas com a da turma. Peça então para àqueles que já conhecem dança que demonstrem o que sabem e estimule que os outros repitam. Avaliação Analisar as relações estabelecidas pelos alunos entre as cenas do filme e as aulas de Educação Física e avaliar o interesse deles segundo a participação na atividade de dança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário